Modelo teórico para mensuração do pensamento crítico holístico no ensino do processo diagnóstico de enfermagem

Dias
Horas
Minutos
Segundos

A partir de R$20,00

O livro Modelo teórico de mensuração do pensamento crítico holístico no ensino do processo diagnóstico de Enfermagem resultante do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Prof. Dr. Fernando Riegel e pela Profª Drª Maria da Graça Oliveira Crossetti, junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Prof. PhD Peter A. Facione.

Limpar

  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2021
  • Tamanho: 16x23 cm
  • Páginas: 178
  • ISBN: 978-65-5861-335-0
  • eISBN: 978-65-5861-321-3
  • DOI: 10.31012/978-65-5861-321-3

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 160 × 230 × 10 mm
Tipo do Livro:

E-book, Livro Físico

Autor(es):

Organizador(es):

Descrição

A Enfermagem enquanto ciência e arte de cuidar do ser humano, estrutura-se em referenciais teóricos e práticos que orientam modos de ser e estar com o outro nas diferentes realidades da prática profissional. Pressuposto que exige modelos de cuidado que considerem a complexidade e singularidade de cada indivíduo que cuida. É neste contexto que se destaca a importância do Modelo Teórico para Mensuração do Pensamento Crítico Holístico (PCH), no ensino do Processo Diagnóstico de Enfermagem (PDE). Este é estruturado no instrumento Holistic Critical Thinking Scoring Rubric (HCTSR), de autoria dos professores Peter A. Facione e Noreen Facione e Noreen Facione, que orienta a tomada de decisões clínicas acuradas a partir da aplicação do pensamento crítico holístico de estudantes de Enfermagem, configurando-se em importante ferramenta de avaliação diagnóstica e formativa nos diferentes níveis de ensino, o que pode contribuir para o avanço da ciência de Enfermagem com base na formação de enfermeiros críticos e reflexivos e na operacionalização da sistematização da assistência que pressupõe diagnosticar e intervir na busca de resultados de Enfermagem acurados em atenção às reais e potenciais necessidades dos pacientes. Deter as habilidades de PCH é condição primeira para o alcance desse objetivo, fato que atesta a importância do Modelo Teórico para Mensuração do Pensamento Crítico Holístico (PCH) no ensino do Processo Diagnóstico de Enfermagem (PDE).