PortugueseEnglishSpanishFrench

O autoconhecimento e autocuidado na formação do profissional da saúde: uma jornada simbólica

A partir de R$27,00

Este livro resultou de uma pesquisa de doutorado (2015 -2018) realizada no Programa de Educação/Currículo da PUC/SP, na linha de pesquisa Interdisciplinaridade, com orientação da Prof.ª Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda. Com a coparticipação da Universidade Anhembi-Morumbi (unidade Mooca-SP) aborda o desenvolvimento do autoconhecimento e autocuidado na formação do profissional de saúde.

Limpar

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Simone Moura Andrioli de Castro Andrade

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2019

PÁGINAS

232

TAMANHO

16x23 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5016-227-6

DOI

10.31012/978-65-5016-227-6

Descrição

O tema do autoconhecimento e autocuidado na formação interdisciplinar dos profissionais da saúde está relacionado com as inquietações da autora advindas de práticas e estudos como profissional de saúde da área da psicologia, educação e pesquisa. Identifica na sua trajetória pessoal e profissional o sentido da linguagem simbólica para que possa melhor compreender o outro e a si mesma nas dimensões do pensar e sentir para agir na sua vida. Durante a pesquisa de Mestrado da autora, houve o registro do seu processo de individuação que resultou em um processo educacional transformador em todas as dimensões do Ser (físico, emocional, mental e espiritual). Apontou-se para um caminho de desenvolvimento do autoconhecimento, denominado ‘trilha transformadora que pôde ser experienciado mediante as vivências simbólicas. Durante o doutorado da pesquisadora, além de novamente compartilhar com o leitor o seu processo de autoconhecimento, a autora ampliou a pesquisa para a compreensão do desenvolvimento do autocuidado vivenciado simbolicamente na formação do profissional de saúde. A partir de técnicas expressivas e integrativas, apresenta-se um instrumento metodológico denominada jornada simbólica como um caminho possível na formação interdisciplinar dos profissionais das Ciências da Saúde.