A partir de R$24,00
Este livro relata algumas experiências do autor como professor de História e como estudioso do ensino. Os capítulos apresentam algumas propostas didáticas, mas também relatos de cursos ministrados sobre o tema do ensino de História, bem como o exame de alguns produtos culturais que podem ser mobilizados no ensino dessa disciplina. Nesse caso, são apresentadas experiências e sugestões de trabalho com alguns livros de José J. Veiga, com o filme Forrest Gump e com algumas canções da música popular brasileira. São estudadas algumas representações sobre marcos periodizadores da História do Brasil e sobre a identidade nacional brasileira e sobre como o ensino da nossa disciplina tem contribuído para a reafirmação da memória nacional unificada e dominante. Outras questões ligadas ao ensino de História, como a comemoração de datas cívicas e os modos de trabalho com temas polêmicos no Ensino Básico, também são examinadas. Por fim, é apresentada uma síntese das discussões acerca do ensino de História em São Paulo, entre os anos 1980 e 1990, com base nas contribuições teóricas de Pierre Bourdieu.
A partir de 17/08/22 o atendimento dA Editora será unica e exclusivamente pelo e-mail falecom@aeditora.com.br Dispensar