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O pensar bem na educação infantil

A partir de R$20,00

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ISBN 978-65-5861-295-7 Categorias , Tags , ,

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Autor(es) Relacionado(s):

Eduardo Gasperoni de Oliveira

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

208

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-294-0

DOI

10.31012/978-65-5861-294-0

Descrição

Na ilustração da capa, autoria da artista Maria Fernanda Filipini, podemos observar a Árvore do Conhecimento. Quando acrescemos o adjetivo conhecimento ao substantivo árvore podemos refletir que o conhecimento se trata de uma árvore invisível, mas que é muito real no meio educacional. A produção do conhecimento cresce em forma de árvore e se frutifica. As crianças, quando bem estimuladas, podem ser concebidas como bons frutos. Na verdade, elas podem produzir excelentes frutos. Elas podem produzir o pensar mais elaborado, mais reflexivo, denominado de Pensar Bem. Tudo dependerá da atuação docente para identificar e aproveitar aquilo que a atrai e a encanta, descobrindo estratégias e recursos para fazer com que a criança se encante, queira aprender, queira se empenhar nos processos de descobertas, de investigação e de pensamento. Enveredar sobre os caminhos pedagógicos que comprovem e colaborem com a atividade pensante da criança e oportunizar experiências aprofundadas de pensar na Educação Infantil são o cerne deste livro, fruto da Dissertação de Mestrado da Universidade Nove de Julho (Uninove), no ano de 2016. A pesquisa, de cunho bibliográfico, contribuiu para tentativa de buscar respostas aos seguintes questionamentos: quais caminhos podem ser trilhados na Educação Infantil para que haja uma educabilidade pautada na ideia do estímulo ao pensamento elaborado? Crianças pensam, mas como podem ser potencializadas as práticas reflexivas iniciais sobre a realidade que as cerca, ou seja, como pensar paulatinamente de forma mais elaborada? Tendo como pressuposto que o questionamento é marcante no universo infantil por meio das perguntas maravilhadas, quais são os indícios constatadores de que essa característica tem sido explorada para que a criança venha a pensar bem? A pesquisa aponta que as práticas pedagógicas usuais, em sua maioria, revelam uma concepção de criança entendida como um ser que ainda não é capaz de pensar de modo crítico e reflexivo. Entende-se que essa maneira de pensar deva ser mudada e se espera que esta obra contribua para isso. Desse modo, as instituições escolares de Educação Infantil podem e devem ser ambientes realmente propiciadores do desenvolvimento e cultivo do pensamento. Nessa direção, torna-se relevante o papel do educador a fim de introduzir em sua prática relevantes recursos para o desenvolvimento do pensar bem. Aqui são tecidas considerações e apresentadas experiências sobre os seguintes recursos: ludicidade, contação de história e roda de conversa, que podem ser inseridas em práticas cotidianas a fim de incorporar o exercício do pensar bem junto às crianças.