Olhares sobre a formação inicial de professores para a infância

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Uma das tarefas fulcrais do trabalho acadêmico é divulgar e socializar o conhecimento produzido, tanto aquele oriundo das reflexões realizadas nos gabinetes, quanto as que provem de auscultar a realidade através do trabalho de campo. O sentido dessa coletânea é tornar acessível os resultados das investigações desenvolvidas no âmbito de nosso grupo de pesquisa, e, de alguma forma, estimular o debate sobre a educação da infância, a escola e a formação de professores em tempos sombrios de desmonte de políticas públicas educativas.

  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2019
  • Tamanho: 16x23 cm
  • Páginas: 176
  • ISBN: 978-65-5016-053-1
  • eISBN: 978-65-5016-054-8
  • DOI: 10.31012/978-65-5016-054-8

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Descrição

Não é novidade a afirmação de que as mudanças sociais, decorrentes do processo de globalização acarretaram transformações na escola, bem como nas expectativas sobre sua dinâmica de funcionamento. Nesse cenário, a exigência por profissionais docentes de melhor qualidade é assunto de Estado e objeto de reflexões acadêmicas. Contrariamente ao quadro descrito, vivemos um momento de ataque a profissão e de desmonte daquilo que entendemos ser a escola e sua função social. Assim, vivenciamos um contexto deveras preocupante, posterior a significativos avanços das duas últimas décadas de ampliação de acesso à educação básica e ao ensino superior, especialmente no âmbito dos cursos de licenciatura. Tais avanços estão sob risco em face do deliberado desmonte de algumas políticas, se não de Estado, mas ao menos de governo, notadamente, aquelas denominadas sociais, inclusive as educativas. As questões apontadas nos servem de ponto de apoio para justificar a divulgação dos dados da pesquisa de campo sobre a formação de professores para a infância num momento que nos parece crucial para refletirmos sobre políticas públicas educativas, especialmente para a educação básica. Desta forma, a coletânea de textos apresentada nessa obra, modestamente, pretende estimular o debate sobre tais questões e outras que envolvem a educação brasileira.