PortugueseEnglishSpanishFrench

Os inéditos-viáveis na educação ambiental e em saúde: diálogos com Paulo Freire

A partir de R$25,00

Obra idealizada para comemorar o centenário do nascimento do Patrono da Educação brasileira, Paulo Freire (1921-2021). O livro apresenta reflexões para as áreas de Educação Ambiental e Educação em Saúde, oriundas de investigações de pesquisadores, estudantes e egressos da área de Ensino.

Limpar
ISBN 978-65-5861-633-7 Categorias , ,

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Telma Temoteo dos Santos, Rosane Moreira Silva de Meirelles

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

201

TAMANHO

15,5x23

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-634-4

DOI

10.31012/978-65-5861-634-4

Descrição

Em comemoração aos 100 de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire (1921-1997), nos propomos a organização este livro. Pensar a educação ambiental e a educação em saúde sob a perspectiva do educador e pensador Paulo Freire é estruturar a práxis dos atuantes no Ensino para a autonomia e o protagonismo dos sujeitos. Parte-se do pressuposto de que só é possível alcançar o potencial da educação e do ensino se estes forem pensados a partir do respeito mútuo, da inclusão, do cuidado com o outro, com o ambiente e com a preservação da cultura e dos diversos modos de vida. É também pensar que, a partir do outro, emergem os significados e significantes, e que por meio da “dialogia”, a educação emerge como prática de liberdade. Por meio de suas obras e da Pedagogia Crítica, Freire buscou propagar a cultura de paz, a defesa pelos direitos e emancipar os sujeitos, por meio da consciência social e política. Percebia a educação como um forte instrumento de fomento à libertação dos sujeitos para que fossem capazes de saírem do lugar de inércia para novas formas de ler o mundo, interpretar e agir, sendo capazes de questionar o status quo que levam ao adestramento dos indivíduos e o cerceamento de pensamento. Espera-se que esta leitura se apresente como um espaço dialógico e como narrativa das experiências realizadas.