Pesquisa em comunicação: jornal, rádio, tv e redes sociais

Gratuito

Limpar

  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2020
  • Tamanho: 3 MB
  • Páginas: 137
  • ISBN: 978-65-5016-287-0
  • eISBN: 978-65-5016-288-7
  • DOI: 10.31012/978-65-5016-288-7

Autor(es):

Organizador(es):

Descrição

Este livro foi produzido pelo grupo de pesquisa Cultura Midiática e Linguagens (CNPq) do Curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí –(Univali), que fica em Itajaí, Santa Catarina. A obra está dividida em seis capítulos, sendo cinco artigos de iniciação científica e um paper, elaborado pelo prof. José Isaías Venera, que discute o campo Comunicação na sua interface com o Jornalismo, o poder e a dominação.

O primeiro artigo é de autoria da aluna Juliane Ferreira. Ela investigou a presença feminina nas rádios do município de Brusque sob a orientação da prof. Liza Lopes Corrêa. O segundo artigo é da estudante Morgana Sofia Gelinski, que analisa o uso de uma Rede Social como estratégia de Comunicação de uma ONG na cidade de Itajaí. A mentoria foi da prof. Cristiane Riffel. O terceiro artigo analisou o Jornalismo On-line praticado no jornal Expresso das Praias, que tem sede no município de Balneário Piçarras. A autoria é da jornalista Miriany Pimentel de Barros com a supervisão da professora Vera Lúcia Sommer.

O livro finaliza com dois artigos que analisaram a cobertura do processo de Impeachment enfrentado em 2016 pela então presidenta Dilma Roussef. As pesquisas tiveram como objeto o Jornal das Dez, da Globonews (Grupo Globo) e a revista Veja, editada pelo grupo Abril. Os autores são os jornalistas Thomas Falconi e Dieze C. Coimbra. Os trabalhos foram orientados pelos professores Carlos Golembiewski e José Isaías Venera.