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Este livro possibilita o entendimento amplo e vivo da real situação escolar e de seus nexos do tecido social e sua implicação ideológica visando incorporar mudanças curriculares e práticas educacionais multiculturais que transformem e rompam com práticas monoculturais excludentes no Brasil
Este livro propõe uma reflexão sobre a implementação da Lei 10.639/03, em vigor desde 09 de janeiro de 2003, que obriga o estudo de História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, no sentido de resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. Para compreender a prática pedagógica dos/as professores/as de História, Arte e de Literatura como sujeitos capazes de exibir sensibilidades críticas e experiências bem sucedidas e comprometidas com a questão étnico- racial de seus alunos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, que por meio de questionários com perguntas e situações contextualizadas foram respondidos pelos autores envolvidos, o que possibilitou verificar e compreender como a referida Lei tem influenciado a sensibilização dos agentes na formação dos futuros licenciados/as para superação das diversas formas de desigualdades nas práticas pedagógicas que incluem e valorizam os afro-descendentes no contexto escolar brasileiro.
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