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Reflexões e experiências na construção de uma educação antirracista no contexto do grupo de estudos e pesquisa ErêYá

A partir de R$27,00

Este livro apresenta textos que tratam da educação e relações étnico- raciais, formação de professores, literatura, jogos dentre outras questões originadas de pesquisas ou experiências de professoras da rede pública, mestrandas e doutorandas do grupo de estudos e pesquisas ErêYá do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR.

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ISBN d4ac179ae80d Categoria Tags , ,

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Autor(es) Relacionado(s):

Lucimar Rosa Dias, Clarice Martins de Souza Batista, Adriana Marques de Andrade, Aldia Mielniczki de Andrade, Andrea Barbosa de Andrade, Aparecido Vasconcelos de Souza, Claudemira Vieira Gusmao Lopes, Fabiana Pomin, Flávia Carolina da Silva, Lúcia Helena Xavier, Marlina Oliveira Schiessl, Patrícia Moreira Garcia Silva, Sandra Regina Alves Nascimento, Tânia Mara Pacífico, Vanessa Gonçalves da Rocha, Sandra Aparecida da Silva, Sara da Silva Pereira

Organizador(es):

Lucimar Rosa Dias, Clarice Martins de Souza Batista

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2019

PÁGINAS

286

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5016-326-6

DOI

10.31012/978-65-5016-326-6

Descrição

Ao discutimos a importância de a escola pensar uma educação antirracista, isso perpassa as várias instâncias do fazer pedagógico e implica repensar a formação inicial e continuada, as práticas pedagógicas, a organização curricular e o repertório conceitual sobre as relações sociais. Nesta coletânea há uma produção acadêmica na perspectiva de pesquisadores/ras seja como professores/as. Alguns textos focam na formação de professores/ras inicial ou continuada, a questão racial e a educação infantil, outros discorrem sobre a importância de pensar como a escola contribui para construção positiva da identidade negra das crianças com foco nas práticas, o papel da literatura infantil ou como a educação física também tem sua contribuição na construção da educação antirracista. Podemos na leitura de alguns textos compreender como uma escola quilombola difunde a cultura negra e afro-brasileira, assim como, refletir sobre a interferência do Projeto Escola Sem Partido na educação das relações étnico-raciais. Nos relatos de experiência professoras do grupo discutem como passaram a perceber as relações em suas instituições e contam suas ações efetivas para alterar uma prática que desconsiderava estes aspectos. Enfim são muitas as reflexões que os artigos presentes no texto proporcionam e todos eles estão comprometidos com uma escola plural, democrática e sem discriminações. Esta publicação comemora os 2 anos de existência contínua o ErêYá – grupo de estudos e pesquisas em educação das relações étnico-raciais. O grupo é coordenado pela professora Lucimar Rosa Dias da Universidade Federal do Paraná e conjuga professoras da rede municipal e estadual, mestrandas e doutorandas do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR e graduandas de diferentes cursos da UFPR e tem como foco principal nos seus trabalhos pensar a criança e mulheres negras no âmbito da educação.