Relações de ensino: Possibilidade de (trans)formação de um aluno com transtorno do espectro autista e seu professor

Dias
Horas
Minutos
Segundos

A partir de R$20,00

[…] esse novo modo de relacionamento entre professor e aluno possibilitou uma relação que afeta, emociona e significa, mostrando o caminho do desenvolvimento pela palavra – signo por excelência. Se antes tudo era agressão, choro, mordidas… passou a se notar o riso, o carinho, o abraço e o beijo…

Limpar

  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2021
  • Tamanho: 14x21 cm
  • Páginas: 164
  • ISBN: 978-65-5861-410-4
  • eISBN: 978-65-5861-411-1
  • DOI: 10.31012/978-65-5861-411-1

Informação adicional

Peso 322 g
Dimensões 140 × 210 × 8 mm
Tipo do Livro:

E-book, Livro Físico

Autor(es):

Organizador(es):

Descrição

Este livro é fruto de uma pesquisa de mestrado na qual a finalidade foi perpassada pela intenção de investigar o processo de elaboração de conhecimento de uma criança com espectro autista e de seu professor no contexto da Escola de Educação Especial. O trabalho empírico focalizou as interações estabelecidas entre o aluno Davi e o professor, tendo, como intenção, levantar alguns indicadores das possibilidades de (trans)formação dos sujeitos olhados. Os dados apresentados ajudam a olhar para as questões que nortearam o estudo: é possível trabalhar com ele com vistas a elevar o pensamento para um nível abstrato, favorecendo as funções psíquicas superiores? Será que práticas pedagógicas mecânicas, que focalizam o treino e a repetição, contribuem para o desenvolvimento psíquico superior? Como uma nova abordagem pode transformar os modos de agir do professor? E do aluno? Nos rastros dessas indagações, constatou-se as possibilidades de (trans)formação do professor Daniel e de Davi pelos seguintes instrumentos culturais: o livro de histórias, o diálogo, as situações de brincadeira…