PortugueseEnglishSpanishFrench

Robótica Educacional e o ensino de Matemática

R$72,00

O livro apresenta um experimento de ensino, a partir do uso do recurso robótica para o ensino da Matemática, discutindo a importância da tecnologia e sua contribuição para educação, o papel desempenhado pelo professor ao utilizar esses recursos em sala de aula e visão dos alunos para o uso desse recurso.

Limpar

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Angel Pena Galvão, José Ricardo e Souza Mafra

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2021

PÁGINAS

186

TAMANHO

14x21 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5861-407-4

DOI

10.31012/978-65-5861-407-4

Descrição

As tecnologias são recursos alternativos fundamentais na sala de aula. Em relação ao ensino da Matemática, a Robótica Educacional poderá contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens e habilidades, no qual o uso de tecnologias na educação – como um recurso importante no desenvolvimento educacional – se revela cada vez mais permanente e presente em nossos ambientes de ensino. Este livro traz as discussões e reflexões sobre um experimento de ensino, com base no uso da Robótica para o ensino da Matemática, mostrando a importância das tecnologias e sua contribuição para a educação. O desenvolvimento desta proposta foi organizado em função de um conjunto de atividades, por meio de experimentações da Robótica Educacional, realizadas no laboratório de informática de uma escola municipal, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, na cidade de Santarém, estado do Pará. Os resultados obtidos mostraram que o desenvolvimento do conhecimento das áreas tecnológicas incentiva aos alunos o aprendizado e colabora para o interesse destes, proporcionando momentos de significativa aprendizagem dentro da disciplina de Matemática. Com isso, o uso da Robótica Educacional na prática pedagógica resultou na participação, no desenvolvimento do pensamento crítico e no aprendizado dos alunos, assim como contribuiu para o debate envolvendo discussões sobre a interdisciplinaridade entre diferentes áreas de conhecimento, tais como a Educação, Matemática e a Informática.