Sexualidade, educação sexual, pedagogia e formação de professores: aspectos filosóficos, culturais, históricos e institucionais

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O presente livro permitirá ao leitor uma reflexão sobre questões atuais e fundamentais acerca da Sexualidade e da Educação Sexual. As condições histórico-institucionais, no Brasil, apontam para a necessidade de superação da visão burguesa da sexualidade e a integração entre as dimensões materiais e subjetivas da vida humana em sociedade.

  • Editora: Brazil Publishing
  • Idioma: Português
  • Ano: 2020
  • Tamanho: 13x18 cm
  • Páginas: 114
  • ISBN: 978-65-990565-7-4
  • eISBN: 978-65-990565-6-7
  • DOI: 10.31012/978-65-990565-6-7

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Descrição

Neste livro, nossa análise toma a Sexualidade como produto histórico e dimensão da práxis social humana, circunscrevendo-se ao método dialético, cuja escolha nos direcionou para uma abordagem dos aspectos sociais, econômicos, políticos, éticos, antropológicos e psicológicos que consolidam a significação da sexualidade na contemporaneidade e sua teia de inter-relações com as categorias Infância, Educação Sexual e Escola. A sexualidade configura-se em uma das dimensões humanas mais complexas por constituir-se de um elo entre aspectos subjetivos do ser humano (filosóficos, sociais, históricos, antropológicos, pedagógicos e psicológicos) e aspectos biológicos (genéticos, reprodutivos, identidades genitais). Tratando a sexualidade como uma condição humana, híbrida e social tentamos, por meio da filosofia, percorrer uma reflexão sobre sexualidade e educação que considere uma ética da sexualidade. Daí a necessidade de lançarmos mão de uma multiplicidade de campos de conhecimento para abarcar a totalidade da sexualidade, isto é, a sua dimensão e os seus possíveis contornos. Recorremos à filosofia procurando circunscrever as novas potencialidades da reflexão e ação educacional sobre sexo e sexualidade. Buscamos construir uma abordagem dos aspectos econômicos, políticos, éticos, antropológicos e psicológicos que consolidam a significação da Sexualidade na contemporaneidade. A obra contribui para renovar forças na continuidade da luta pela educação sexual emancipatória da criança, pela formação de professores e pedagogos em Educação Sexual e pelo exercício político, histórico, filosófico e antropológico da sexualidade plena para todos nós.