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O livro Summa Theológica Espírita, em seu primeiro volume, faz alusão ao publicado por Thomas de Aquino no século XIII, em que o conhecimento começava a caminhar desassociado da fé unicamente, unindo a razão. Este seria o caso dos trabalhos aqui apresentados que visam dar uma dimensão além da religião, mas pautada na racionalidade.
Nascidas no século XIII, na efervescência do considerado melhor momento do período medievo, as produções intelectuais tinham como forma de expressão duas maneiras; a primeira era os Comentários, essencial no desenvolvimento do saber neste século. O outro produto da escolástica foram as Summas.
O próprio nome reflete o desiderato dos intelectuais do período em ofertar “uma síntese documentada e argumentadas de uma filosofia que não estava separada” de seu aspecto teológico.
As Summas tiveram alguns célebres nomes como o franciscano Alexandre de Hales (1185 – 1245), o dominicano Alberto Magno (1200 – 1287), mas o grande nome foi Tomás de Aquino (1225 – 1274). Sua obra ficou inacabada com sua morte aos 49 anos, mas de qualquer maneira, pode-se observar que a Summa reconhece a razão permitir que o homem conheça Deus, identificada como “teologia de baixo” e a “teologia do alto” na identificação da verdade divina que chega ao homem, além do intelecto, pela via da revelação.
Os textos que compõem a Summa Theologica Espírita foram elaborados em vários momentos tendo como objeto de estudo o Espiritismo em sua vertente filosófica. Foram trabalhos publicados em jornais (Diário de Teresópolis), revistas especialidades em história das religiões (Jesus Histórico), congressos (ANPUH e ABHR), no livro “Em busca de Terra Prometida” e no transcurso do Mestrado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O capítulo intitulado de Entropia Social é inédito, tendo sido produzido entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018.
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