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Ensinar uma língua estrangeira em escolas públicas brasileiras é um desafio. Requer profundos conhecimentos linguísticos, pedagógicos e didáticos. Mas acima de tudo, requer práticas colaborativas realizadas por meio de tarefas colaborativas com assuntos retirados da realidade onde os alunos estão inseridos. Para, em seguida, ir além, ensinar língua e cultura para além da visão local, ensinar para que os alunos se tornem cidadãos interculturais.
Tarefas colaborativas e interculturalidade no ensino de espanhol a aprendizes de uma escola pública atribui valor à língua espanhola e às interações que surgem no ensino-aprendizado desse idioma na escola pública. Além disso, proporciona aos professores de línguas estrangeiras, mas principalmente aos de espanhol, formados e em formação, o acesso a questões teóricas e práticas relacionadas ao ensino da língua espanhola.
Nesta obra discuto a complexidade que envolve o ensino de línguas estrangeiras e proponho aos professores formados e em formação um vasto embasamento teórico, os quais, alinhados ao pensamento vygotskiano, dialogam com outros teóricos da área da linguagem e da Linguística Aplicada, da Pedagogia e da Psicologia.
Apresento os resultados de um projeto desenvolvido para alunos do nono ano do ensino fundamental, utilizando-se de tarefas colaborativas, a fim de promover o ensino-aprendizagem da língua espanhola. A metodologia utilizada no estudo é a da pesquisa-ação inserida na linha de pesquisa qualitativa com um olhar de cunho interpretativista, conforme Richard (2003), situado no campo da Linguística Aplicada e os resultado foram triangulados em forma de vídeo, áudio, diários e produções escritas.
Através do livro oportunizo aos docentes um conjunto de nove tarefas colaborativas orais e escritas para ensinar espanhol, mas que podem ser adaptadas para ensinar qualquer língua estrangeira de forma significativa, levando em consideração a realidade dos aprendizes. Tais tarefas foram desenvolvidas, cada uma delas, em média, em cinco aulas, totalizando 44 aulas planejadas.
A leitura da obra é um convite aos professores de línguas estrangeiras e de outras disciplinas escolares, porque no estudo empreendido foi constatada que a incorporação de tarefas colaborativas ao contexto de sala de aula de escolas públicas pode ser uma importante alternativa ao trabalho com um número excessivo de alunos, pois esse tipo de atividade é capaz de manter a atenção e o interesse de um grande número deles por mais tempo.
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