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Uma obra de avaliação educativa sob forma de estudo de caso intrínseco, cujas conclusões apontam para a positivação das políticas públicas envolvidas e para o êxito na aplicação de tecnologias sociais inovadoras. A Educação de jovens e adultos (PROEJA) realizada nesse ambiente prisional foi exitosa.
Nosso ambiente de pesquisa partiu da experiência prisional in loco, para o ambiente de um país inteiro. Em que pese o acesso à educação como direito universal, e mesmo o acesso à educação e à justiça, como direito constitucionalmente garantido, há que se ponderar se o cenário real brasileiro atende a essas prerrogativas constitucionais em sua plenitude.
A Educação de adultos e de jovens adultos estudada num ambiente prisional de segurança máxima nos proporcionou analisar a educação para além muros da prisão. Nos levou à aproximação com a realidade brasileira da educação sob uma perspectiva macro, o que apontou para questões surpreendentes e graves, como a exclusão de milhões de crianças do acesso à escola, por exemplo, descortinando uma situação silenciosa e alarmante.
A transiçao do século XX para o século XXI representou uma extraordinária mudança paradigmática, período de transiçao e mudanças, em todo o mundo. No Brasil, as perspectivas de crescimento e de desenvolvimento projetavam um futuro promissor para o país, a despeito dos enormes desafios à frente. Dos desafios brasileiros, o maior deles talvez, seja o da educação.
Nesse contexto, imaginemos o que uma educação de qualidade, capaz de promover conhecimento e desenvolvimento, ofereceria realmente ao país.
Almejamos um futuro promissor em qualidade de vida para todos os brasileiros, em que a igualdade de oportunidades seja uma realidade, em que todos igualmente tenham acesso à escola.
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