PortugueseEnglishSpanishFrench

Um novo olhar para o ensino da matemática

A partir de R$24,00

Como a Matemática do cotidiano pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da matemática formal? Esta é a indagação que fez surgir este livro. A obra identifica como a matemática de “fora da escola” pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da matemática de “dentro da escola”.

Limpar
ISBN e33df3651917 Categoria Tags ,

informações adicionais

Autor(es) Relacionado(s):

Tânia Alves Martins

Organizador(es):

EDITORA

Brazil Publishing

LINGUAGEM

Português

ANO

2020

PÁGINAS

148

TAMANHO

16x23 cm

ISBN - LIVRO DIGITAL

978-65-5016-323-5

DOI

10.31012/978-65-5016-323-5

Descrição

Como a Matemática do cotidiano pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da matemática formal? Esta é a indagação que fez surgir este livro, o qual se insere no campo dos estudos sobre as metodologias de ensino da matemática, mais especificamente, sobre a Etnomatemática.  A obra identifica como a matemática de “fora da escola” pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da matemática de “dentro da escola”.

As incertezas e as dúvidas acerca do ensino e aprendizagem da matemática foram os motivadores para a busca de novas metodologias e abordagens dos conteúdos a serem construídos pelos educandos nesse processo. Dessa forma, a obra aborda a História da Matemática, a Modelagem, a Resolução de Problemas, o uso de Tecnologias da Informação, os Jogos Matemáticos e a Etnomatemática, entendida como a técnica ou arte de conhecer, explicar, entender, lidar e conviver, nos mais variados contextos culturais e sociais. Para analisar a Etnomatemática, são realçados os pontos convergentes entre a pedagogia freireana e a etnomatemática D’Ambrosiana. Por fim, apresenta a descrição das atividades realizadas com abordagem etnomatemática, bem como o relato das observações, entrevistas e suas análises, quiçá, se transformem em fontes de inspiração para outros educadores matemáticos, que se interessarem em levar para suas salas de aula, o cotidiano dos educandos e suas experiências do dia a dia, além das dimensões culturais, políticas e sociais da Educação Matemática.