Como é de conhecimento geral pela comunidade acadêmica, para alcançar a notoriedade no meio científico é necessário mais do que pesquisa e produção de conhecimento! Diante disto, a publicação se faz também, a entrega mais significativa para o pesquisador.

Para aqueles que aspiram a uma evolução na vida acadêmica, existem diversos setores científicos em que o pesquisador deve transitar: publicações de teses, criação de artigos e coletâneas, participação em bancas de defesas e outros aspectos pessoais e acadêmicos na evolução profissional.

Nós, da Editora Brazil Publishing, entendemos essa diversidade de situações a que os professores e pesquisadores estão submetidos na academia. Prezamos, sempre, pela valorização de suas pesquisas e carreiras, tendo como missão fazer com que nossos professores sejam “Encontrados, lidos e citados”. Para isso, estudamos e entendemos como são avaliadas as suas produções científicas, para ajudar você a conseguir as melhores classificações possíveis.

Para facilitar o entendimento, elaboramos, de forma resumida, uma explicação do processo:

Órgão avaliador – CAPES

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil que atua no movimento de expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros.

A característica que a difere, em relação às outras agências federais semelhantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e às estaduais, está na Avaliação Quadrienal (a cada quatro anos) que ela efetua de todos os cursos de pós-graduação do País.

Para estimular a formação de recursos humanos de alto nível, a CAPES concede bolsas de estudo no Brasil – coordenadas pela Diretoria de Programas e Bolsas no País, fortalecendo padrões de excelência fundamentais ao desenvolvimento do nosso país.

E, como expoente de avaliação e atribuição de excelência nas produções acadêmicas, a CAPES se presta a avalia, as produções cientificas elaboradas por vocês, professores pesquisadores.

A revisão

Existem muitos fatores de influencia para que sua obra conquiste o tão almejado estrato L1 e L2.

Essas, são as melhores classificações que sua obra pode obter. Isso, desde as alterações que foram feitas pelo GT de 2019, da CAPES, que aproximou a classificação de livros a dos periódicos, e inverteu a tabela que era utilizada até o momento.

Confira o trecho da proposta de avaliação:


“Acompanhando o relatório do GT Livros de 2016 aprovado pelo CTC/ES 2014- 2018, a escala de avaliação dos livros deve ser comparável à de produtos técnicos e artísticos, envolvendo cinco níveis, respeitando-se a seguinte ordem:
• L1 (elevada Qualidade), L2, L3, L4 e L5 (menor qualidade).
• LNC (não classificado seria atribuído a possíveis itens incluídos pelos Programas, mas que não atendem os requisitos que definem um livro, podendo ser cartilhas, material didático etc.)
A partir da nota obtida pelo livro (na escala 0 a 100) propõe-se como pontos de corte: L1 (acima 85 pts)
L2 (acima 71 até 84 pts.)
L3 (acima 61 até 70 pts)
L4 (acima 51 até 60 pts)
L5 (até 50 pts)
LNC”.


Os referidos pontos são obtidos a partir de três quesitos de avaliação, cada um deles composto por um conjunto de indicadores específicos que possuem um peso diferente na avaliação.

Um dos quesitos se refere às características formais da obra (extraídas das informações prestadas pelos Programas sobre cada obra, ou extraídos dos dados bibliográficos enviados à CAPES).

E foi pensando nesta necessidade inerente ao processo de publicação de livros, que nós da Brazil Publishing Editores, moldamos nosso processo e procedimento de publicação, para adequar nossas obras, cumprindo todos os indicadores de pontuação formal da obra.

Nós editores, após estudarmos e termos profundo contato com edição, produção e publicação de livros científicos, aprendemos a regra do jogo, nós sabemos como se faz um livro com estrato qualificado, e, nosso foco é ajudar a sua obra alcança-lo.

Considerações Editoriais

Esses são os elementos principais para avaliar seu livro. Outros podem surgir de acordo com as necessidades específicas de sua obra. Felizmente, as editoras existem para facilitar a vida do autor, arcando com a responsabilidade de cuidar da burocracia por trás da concretização e lançamento de um livro.

Construímos um padrão, resumindo todos os aspectos mais relevantes para que o(a) senhor(a), professor(a) ou pesquisador(a) de pós-graduação, tenha acesso à toda a transparência deste processo e consiga alçar grande voos em sua carreira, pautados nas diretrizes CAPES.

Conte conosco para o que precisar – estamos aqui para você, e, juntos, podemos formar uma parceria de grande sucesso, na academia e na vida.

Equipe Brazil Publishing

Quer saber

Preencha o formulário com seus dados!

© 2020 Brazil publishing - todos os direitos reservados.
×
×

Carrinho

Close Panel